Tuesday, May 11, 2010

Neon no Moda Insights 2010

No segundo momento do Moda Insights rolou um mega papo com a dupla responsável pela marca Neon: Dudu Bertolini e Rita Comparato.
Os dois que se conheceram durante o curso de moda na Santa Marcelina não se desgrudaram mais desde que se juntaram para trabalhar no TCC da Rita. Os dois são queridos, descontraídos, tem um papo gostoso e se complementam.
Enquanto Rita é mais contida, mais séria, Dudu esbanja bom humor, é extrovertido e gesticula muito. Durante a palestra o pezinho do moço não parou quieto! Rsrsrsrs.

A ideia trazida pela Spirito Santo se renova nas palavras de Dudu e Rita: é necessário inovar sem perder a identidade, a essência da marca. Durante todo o bate papo uma presença se fez constante: os erros.

Desde o lançamento da marca Neon a dupla passou por altos e baixos e foi isso que fez com que eles não errassem mais (ou errassem cada vez menos). Enxergar o que está errado ajuda a desviar deste rumo em uma nova caminhada.

Thomas Edison ao inventar a lâmpada disse que passou por mais de 250 desastrosos resultados. Porém, ele diz que não errou, mas aprendeu mais de 250 maneiras de como não fazer uma lâmpada. Percebi essa relação da marca com o inventor durante toda a palestra enquanto Dudu falava.

Houve momentos na vida da marca que insinuaram que os dois não tinham jeito para a coisa, mas esses momentos só reforçaram a busca pelo acerto e pelo sucesso. Forçou os dois a pensar em formas distintas de trabalhar com a identidade da marca, com o DNA do produto oferecido e da relação que ele tem com quem o consome.

Hoje podemos perceber que a marca representa muito bem a mulher Neon: elegantemente forte, decidida, com bom senso de humor e atitude. Levemente transgressora, entende que limites existem para serem transpostos, mas sem perder o glamour.

Em todas as coleções a dualidade é marcante. Os elementos “cidade-praia”, “seriedade-descontração”, “maxi-mini”, se fazem pares intrínsecos nas criações e revelam a busca pela mixagem do clássico (glamouroso) com o urbano (desajeitado, livre, solto).

Por meio de um trabalho impecável na modelagem e de estampas que utilizam técnicas artesanais misturadas a elementos da arte, da música, da história e da criatividade da dupla, a Neon alça vôos cada vez maiores. Com lojas espalhadas pelo mundo todo, eles asseguram seu lugar junto a uma mulher que consome design. Que consome elementos que revelam muito de sua personalidade.



O primeiro desfile e o porque deste formato de lançamento da coleção.




O processo criativo das estampas.




A Neon e a inserção da marca no mercado do atacado.


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