Thursday, May 13, 2010

Palestra e Workshop com Jun Nakao

Na próxima semana, o curso de Design de Moda do Centro Universitário Metodista, do IPA, receberá o estilista Jum Nakao. O estilista foi revelação do Phytoervas Fashion em 1996, atuou durante seis anos como diretor de estilo da Zoomp, participou de várias edições do São Paulo Fashion Week e, em julho de 2004, apresentou um desfile memorável com uma coleção confeccionada em papel.

Na programação de sua visita teremos duas atividades. A primeira delas é a palestra "A Costura do Invisível", que acontecerá no dia 16 de junho, terça-feira, das 19h e 30 min às 21h, no auditório da Unidade DC localizado na Rua Frederico Mentz, 1606, no bairro Navegantes. Esta atividade é gratuita para alunos, professores e técnicos do IPA, e para convidados e comunidade em geral terá um custo de R$ 5,00 por pessoa. O espaço possui 200 lugares, que serão ocupados a partir de uma lista de chegada que será realizada na porta de entrada do auditório. O início da colocação dos nomes na lista se dará a partir das 18h. Não será permitida a entrada no auditório às pessoas que chegarem atrasadas, pois a palestra começa pontualmente às 19h e 30 min.

Sobre a palestra, o estilista Jum Nakao propõe um plano de viagem aos interessados em pensar sobre o processo criativo. Através de imagens e sons, inquietações próprias dos que trabalham com criação são trazidas à tona. Reunindo imagens do processo de desenvolvimento da coleção de papel, apresentada em julho de 2004 no São Paulo Fashion Week – considerado o desfile da década de moda no Brasil, através do SPFW, e um dos mais importantes desfiles do século, pelo MUSEU DA MODA DE PARIS - e pensamentos sobre a criação artística, a palestra conduz o espectador ao mergulho para desvendar o que não se vê sem o pensamento. Nestas profundezas o público se torna parte do processo de criação do desfile, do trabalho de todas as equipes, do caminho percorrido a partir da primeira reunião até o desfile com delicadas roupas de papel.

O convite é tentador e o caminho pode ser muito surpreendente.

Além disso, a segunda atividade realizada é o workshop "Modelar, Desconstruir e Costurar", na qual o curso é dividido em 12 horas, sendo que cada dia o participante realiza uma etapa do título. Modelar (geometria X corpo X espaço) propõe a descoberta intuitiva dos princípios lógicos da engenharia de construção da modelagem e o espaço do corpo humano. Visa também a estabelecer relações entre a topografia humana e novas formas de vestir. Em deconstruir (dissecação de roupas e referências), os participantes são convidados a desconstruir peças de elaboradas construções, acabamentos, aviamentos, detalhes ou valor histórico, e a criarem novo repertório, modelando e costurando novas peças. A atividade objetiva avaliar resignificações possíveis por meio da desconstrução, estudar referências com a metodologia de dissecação e construir maquetes com fragmentos dos objetos de estudo.

O workshop acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de junho, quarta, quinta e sexta, em dois horários: Turma A à tarde, das 14h às 18h; e Turma B na noite, das 19h às 23h. As inscrições e formas de pagamento estão disponíveis na página do Centro Universitário Metodista, do IPA, (http://www.metodistadosul.edu.br/), no banner verde, à direita e no início da tela, escrito "Cursos de Extensão", ou entre em contato com a Coordenação de Extensão e Ação Comunitária, no telefone (51) 3316.1261.

SIGA-NOS @FASHION_INSIGHTBR