Monday, October 24, 2011

You’d be nacked without those espectacles



A frase acima dá título ao editorial da edição de outubro da Essential Homme fotografado por Sabine Villiard. 

Nas imagens, os modelos Julien Quevenne, Jacob Young, Brahim Lahrimi, Luis Batalha, Brett Reeves, Marc Goldfinger, Harvey Haydon, Mads Broberg e Alex Cunha aparecem nus, “vestindo” somente um par de óculos. Sugestivo ao extremo, a sessão brinca com a nudez dos rapazes para enfatizar a importância do acessório. 

Em minhas pesquisas encontrei um apanhado de opiniões de médicos-legistas, psicólogos e oftalmologistas da década de 40, mais precisamente 14 de agosto de 1949, no qual se discordam sobre as várias utilidades do tal acessório. Para alguns, além do fator de proteção, os óculos demonstram uma forma menos bruta de voyeurismo, porque permitem se observe sem que se perceba. 

Outros ainda apontam o uso do óculos (de sol) como um fator de modificação corporal, tendo em vista que deformam a aparência de uma pessoa e dificultam sua identificação, assim como é feito com pacientes fotografados para anais de medicina (nesse tipo de trabalho costuma-se rabiscar os olhos dos fotografados, dificultando seu reconhecimento). 

Para se ter uma noção da dimensão que o uso contínuo de um óculos de sol alcança, o fato do estilista Karl Lagerfeld ter se deixado fotografar sem seus famosos óculos repercutiu na mídia internacional (e nacional) quase que em sua totalidade. 

Pensando por estes prismas, não é de se estranhar que os óculos tenham ganhado destaque nesse editorial. 

Obviedades à parte, você usa óculos escuros para que? 

Abaixo as fotos da sessão fotográfica. 

Pra quem quiser conferir o material sobre o uso dos óculos escuros, clique aqui.






Fotos: via ACapa. 

SIGA-NOS @FASHION_INSIGHTBR