Thursday, August 16, 2012

Moda e música: esferas criativas inspiradas pelo étnico



Uma das fortes tendências apontadas para o inverno 2013 vem ganhando adeptos no mundo da música. E não estou falando de figurinos. 

O étnico foi apontado como um dos elementos criativos mais fortes para o inverno 2013. Oriunda da abertura cultural provocada pela globalização, a assimilação de conceitos culturais é uma das mais fortes apostas para o ano que vem. 

Estilistas, designers, artistas plásticos e músicos, vêm inserindo elementos étnicos em suas criações, reforçando a ideia de uma aldeia global. Nas palavras de Michel Mafesoli, “o mundo está se tornando ‘glocal’; é possível ter acesso a informações de uma cultura inteira em pouco tempo, o que faz com que os países e os continentes se aproximem cada vez mais, tornando-se, novamente, uma pangeia”. 

Estas palavras foram proferidas em uma palestra na UCS, em Caxias do Sul, em um Seminário Internacional de Design e Sustentabilidade, no ano de 2009. Foram-se mais de três anos, mais de 6 temporadas e o conceito vem ganhando cada vez mais força. 

Tribalismos, orientalismos (insira aqui seu ‘ismo’) se fazem presentes em todas as esferas criativas e, como mencionado, a música é uma delas. 

Abaixo, vocês conferem as inserções desta tendência em clipes e batidas incríveis, que prestam homenagem à culturas historicamente importantíssimas para a criação das bases de nações inteiras.


















SIGA-NOS @FASHION_INSIGHTBR