Thursday, May 26, 2016

A arte como alívio para a depressão




A depressão, segundo a OMS, é a principal causa de suicidios pelo mundo. No Brasil, de acordo com a pesquisa feita pelo jornal O Estado de S. Paulo, houve um crescimento de 705% dos casos de suicídio motivado por depressão nos últimos 16 anos!

Dos cerca de 28 suicídios POR DIA registrados no país, 2% é devido à depressão, porém como a doença não é comumente registrada na certidão de óbito, a porcentagem pode ser ainda maior.

A Revista Exame publicou no início deste ano uma matéria falando onde estão concentrados os maiores índices de casos de depressão do país e, para espanto geral, eles estão no SUL. No Rio Grande do Sul 13,2% das pessoas com 18 anos ou mais já foram diagnosticadas por um profissional de saúde. Em seguida vêm Santa Catarina, com 12,9%, e Paraná, com 11,7%. A matéria cita ainda que, de acordo com dados do IBGE, 11 milhões de brasileiros (acima dos 18 anos) foram diagnosticados com a doença, em 2013.

Quem não sucumbe ao ato de tirar a própria vida encontra em atividades ligadas às artes uma maneira de combater esse mal silencioso. Atividades como as “faça-você-mesmo” (DIY em inglês), onde se trabalham pequenas criações manuais para o dia a dia até mesmo a pintura e a fotografia, são ótimos exercícios para acalmar a mente e aliviar parte dos sintomas da doença.

As fotos a seguir são de uma série assinada por Christian Hopkins, um jovem de vinte e poucos anos, diagnosticado com depressão desde os quatro anos de idade.



Segundo ele, muitas das fotos foram feitas durante fortes crises e ele mesmo cogitou destruí-las em um dos ataques severos que teve. Seus amigos o encorajaram a publicá-las na esperança de ajudar outros e para que ele mesmo mantivesse um propósito em sua vida.













SAIBA MAIS:

ABRATA – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos -

EXAME – Onde vive a maior porcentagem dos brasileiros diagnosticados com depressão -

Folha de S. Paulo – Depressão é a doença mais incapacitante, segundo OMS -

Estadão – Mortes por depressão tem aumento de 705% em 16 anos

SIGA-NOS @FASHION_INSIGHTBR